Giorgio Baretta
CLÍNICA E CIRURGIA DO APARELHO DIGESTIVO CIRURGIA DA OBESIDADE VÍDEO CIRURGIA
Português Inglês contato home
Nutrição e Obresidade

A alimentação é parte fundamental de um processo todo de conscientização dos riscos e complicações que a obesidade atrai. Muito se fala que estar “de dieta” é sinônimo de escassez e monotonia alimentar.

Pode-se afirmar com certeza que NÃO!!!!

A necessidade de bons hábitos de vida são essenciais para manter a saúde a longo prazo. E tudo começa no supermercado. Caso suas opções sejam de fato boas, o resultado para você e sua família serão maravilhosos. Porém, se optar por alimentos industrializados, achando que a praticidade é o melhor caminho, infelizmente suas escolhas favorecerão apenas ao ganho de peso. O papel do Nutricionista é primordialmente evidenciar a importância de cada nutriente no seu prato, criar formas de melhorar os hábitos alimentares e favorecer a sua saúde, que ganhará e muito. Pessoas interessadas em realizar tratamentos importantes como balão intragástrico ou cirurgia bariátrica, devem ter em mente que a qualidade e a quantidade de alimentos ingeridos serão observados e corrigidos. Mas você não deve encarar este processo como uma situação ruim. Pelo contrário, você se sentirá bem em adotar hábitos saudáveis.

O processo é lento e gradativo, substituir pão de farinha branca por alimentos integrais pode parecer um desafio. Leite integral por desnatado, preparações à milanesa por alimentos cozidos, assados e grelhados, demanda treinamento, paladar e força de vontade.

Após a cirurgia bariátrica, pode-se afirmar que os alimentos serão seus remédios mais baratos e de fácil alcance. A possibilidade de deficiências nutricionais é maior devido à má absorção intestinal. Por isso, além de uma alimentação equilibrada, você necessitará de suplementos nutricionais específicos. De forma gradativa, você aumentará sua ingestão calórica e de nutrientes específicos para evitar anemias, queda de cabelos, alterações nas unhas e na sua memória.

Buscar soluções de vida saudáveis podem trazer benefícios para a família inteira. O que deve se evitar é encarar o período de transformação como temporário, até atingir sua meta de peso, por exemplo. Esse processo de trocas na hora de comprar e preparar os alimentos, movimentar o corpo, deixando de lado o sedentarismo, são algumas transformações que devem ser mantidas ao longo do tempo, porque há necessidade de manutenção de peso.

Muito se fala em dietas de moda, que podem ajudar temporariamente quem quer eliminar peso. Porém há um alerta importante de que somos diferentes e precisamos de tratamentos diferenciados para perda e estabilização do peso. Consulte sempre um profissional da área e seja sincero para mudar seu plano alimentar, sempre que perceber que a forma orientada não está perfeita para a sua rotina.

Um tratamento multidisciplinar é o ideal para atender amplamente as necessidades individuais. Muitas compulsões alimentares, por exemplo, podem estar enraizadas em outras áreas como a psicológica. Não adianta levar para casa a orientação nutricional perfeita, se você não consegue se livrar dos doces e guloseimas que consome sempre que tem um problema. Por isso o acompanhamento com a equipe ser tão importante.

Portanto, ajude-se também, venha sempre às consultas que estaremos à disposição para ajudá-lo nesta transformação.

Voltar

Parceiros