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Sono: o grande aliado para a perda de peso

No pós-operatório, pacientes se queixam de que a perda de peso está lenta ou não está sendo como eles gostariam. Segundo a nutricionista da Clínica Dr. Giorgio Baretta, Dra. Maria Paula Carlini Cambi, alguns fatores podem colaborar para que a perda peso seja lenta ou não ocorra no ritmo normal, e um deles é a quantidade dedicada ao sono.

Durma bem e emagreça bem

Nem todo mundo dá a devida atenção a ele, mas ele é fundamental para que se tenha qualidade de vida, para que os hormônios funcionem corretamente e nosso corpo, de forma geral, trabalhe corretamente. Segundo a nutricionista Dra. Maria Paula, “pessoas que dormem bem perdem peso com facilidade. Alterações em hormônios como o cortisol, que é o hormônio do estresse, fazem acúmulo de gordura na região abdominal”.  Isso ocorre porque dormir mal atrapalha nosso organismo de funcionar corretamente.

Um estudo feito e publicado pelo periódico científico Annals os Interne Medicine constatou que quando dormimos pouco, nosso corpo queima músculo, em vez de queimar gordura. Outro estudo realizado pela Universidade de Chicago apontou que dormir em média de 5 horas por noite tem mais chances de sofrer com sobrepeso ou obesidade.

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A perda de peso consequente das boas horas de sono se explica: o sono regula a produção de alguns hormônios:

  1. Leptina

A leptina é o hormônio responsável por controlar a sensação de saciedade. Ou seja, dormir bem faz com que nosso organismo produza corretamente leptina e, consequentemente, se sinta mais saciado.

  1. Grelina

A Grelina é o hormônio que controla a fome. Dormir pouco aumenta a produção de Grelina, ou seja, quanto mais Grelina estiver no seu organismo, mais fome você sentirá.

  1. Cortisol

O corpo entende que ficar sem dormir é uma ameaça a ele, ou seja, é uma situação de estresse e, ficar sem dormir ou dormir pouco, faz com que o organismo produza muito Cortisol. Ele é o hormônio responsável pelo acúmulo de gordura em várias regiões do corpo, principalmente na região abdominal. Se dizer adeus à “pancinha”, priorize seu sono também.

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A prioridade é o seu sono, portanto, durma!

Crie um ritual para se preparar para a hora do sono. Estabeleça um horário em que você precisa estar pelo menos deitado e lembre-se que o ideal é dormir de 7 a 9 horas por noite. Se você pretende acordar às 7h, até às 23h você já precisa estar dormindo.

1. Próximo à hora de dormir, evite ficar pensando nos afazeres do dia seguinte ou em coisas que te deixem inquietos. Isso poderá te tirar do repouso, fazendo com que a mente interprete que não é hora de descanso.

2. No período da tarde, evite o consumo de bebidas que contém cafeína. Assim, você não ficará agitado e poderá baixar os níveis de adrenalina do seu organismo para o momento de repouso.

3. Evite o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos ricos em açúcar. Ah, e dormir cedo também é o segredo para termos menos vontade de ingerir açúcar.

4. Prefira dormir no escuro, sem abajur, celular ou televisão. A luz é um estímulo ao nosso cérebro, fazendo-o que não entre absolutamente no modo de repouso. Você pode até achar que dorme bem com a televisão ligada, por exemplo, mas acordará no dia seguinte cansado e até com dores de cabeça.

5. Evite tirar cochilos durante o dia. Há pessoas os cochilos não atrapalham o sono à noite. Mas de modo geral, isso atrasa a hora de dormir, fazendo que acordemos cansados ou indispostos.

 

Viu como é importante dormir bem? Além da perda de peso, dormir bem está diretamente ligado a nossa produtividade, autoestima e até ao humor. Portanto, priorize seu sono!

Tem dúvidas? É só deixar aqui nos comentários! ;)

 

 

Cirurgia Bariátrica – Clínica Dr. Giorgio Baretta

Diretor Técnico Médico Dr. Giorgio A. P. Baretta.
CRM: PR 18910
RQE 13897 e RQE 14294
Clínica Giorgio Baretta
Clínica Dr. Giorgio Baretta: (41) 3029-6655 | 999167-6677

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