giorgio-baretta-blog-gluten-blog-20170417

Os perigos de cortar o glúten da alimentação

Segundo estudo da universidade de Illinois, em Chicago – realizado com mais de 7 mil americanos -, cortar o glúten da alimentação sem doença celíaca agrava vários problemas a longo prazo para a saúde. E quem segue esse tipo de dieta, está mais exposto a metais como arsênio e mercúrio.

Sobre a Pesquisa

A pesquisa foi feita com mais de 7 mil pessoas residentes nos Estados Unidos. Sendo assim, os pesquisadores analisaram exames de urina e de sangue e concluíram que a concentração de arsênio na urina de quem não comia glúten era 2x maior do que de quem comia. Os níveis de mercúrio inorgânico no sangue também eram bem mais altos nas pessoas que cortaram o glúten da sua alimentação.

O glúten é a proteína do trigo, da cevada e do centeio. Tudo o que é feito com farinha desses grãos contém glúten, como pães e massas. Nos Estados Unidos, 25% dos americanos dizem que consomem produtos sem glúten, ou seja, um aumento de quase 70% em dois anos.

giorgio-baretta-blog-gluten-blog-20170417-2

Qual a relação do glúten com os níveis de mercúrio e arsênio?

A explicação está no maior consumo de produtos derivados do arroz, para substituir a farinha de trigo. Porém, o arroz absorve muitos metais da água e do solo, como o mercúrio e o arsênio, segundo a doutora Maria Argos, uma das autoras da pesquisa. Ou seja, as pessoas que seguem esse a dieta sem glúten aumentam o consumo diário de arroz e seus derivados para substituir a farinha de trigo.

Os perigos de seguir dietas da moda

Segundo a pesquisa, ainda não se sabe ao certo os efeitos da exposição maior ao mercúrio e ao arsênio, mas acredita-se que eles podem aumentar os riscos de câncer e doenças crônicas.

É preciso ter cuidado ao exagerar em determinados componentes e ficar na falta de outros, ou seja, deficiência nutricional. O recomendado é que a pessoa que não tem doença celíaca, não deve tirar o glúten da sua alimentação. Não é a farinha de trigo que irá engordar, mas sim o excesso no consumo.

Cirurgia Bariátrica em Curitiba

Na Clínica Dr. Giorgio Baretta. Em breve nossa Clínica estará realizando este procedimento em Curitiba nos próximos meses!
Diretor Técnico Médico Dr. Giorgio A. P. Baretta.
CRM: PR 18910
RQE 13897 e RQE 14294
Clínica Giorgio Baretta
Clínica Dr. Giorgio Baretta: (41) 3029-6655 | 3029-6653 | 3259-6655 | 99167-6677

Um comentário sobre “Os perigos de cortar o glúten da alimentação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>