obesidade-cancer-blog-giorgio-baretta-img-1

Obesidade pode causar câncer?

O câncer é uma das principais causas de morte em todo o mundo, porém, o aumento no número de pessoas obesas quase duplicou nas últimas quatro décadas.  A grande preocupação dos últimos estudos é a correlação entre a obesidade e alguns tipos de câncer.

Uma recente pesquisa bibliográfica identificou 204 estudos de 49 publicações já existentes que analisaram a relação do índice de massa corporal (IMC), ganho de peso e circunferência da cintura aos 36 tipos de câncer.

A Pesquisa

A pesquisa foi feita por uma equipe internacional de pesquisadores, liderada por Maria Kyrgiou e Kostas Tsilidis, do Imperial College de Londres. Eles analisaram que o alto índice de IMC estava ligado ao risco de câncer no esôfago, medula óssea e cólon (nos homens), retal (nos homens), sistema biliar, pancreático, endométrio (em mulheres pré-menopausa) e câncer de rim.

Segundo a pesquisa, o risco de desenvolver câncer se dá para cada 5kg extras do IMC é de 9% para o câncer colorretal entre os homens, e 56% para o câncer do sistema biliar.

Já nas mulheres, o risco de câncer de mama após a menopausa aumentou em 11% para cada 5 kg de peso ganho. O risco de câncer de endométrio aumentou em 21% para o aumento de 0,1 na relação cintura/quadril.

obesidade-cancer-blog-giorgio-baretta-img-2

A relação entre obesidade e câncer

O estudo em vigor destaca que obesidade pode sim causar câncer. Por isso, é importante estar atento às condições da saúde e o sobrepeso. Em alguns casos de obesidade, é possível realizar o procedimento de redução de estômago para ter de volta a saúde que sempre lhe foi desejada.

 

Cirurgia Bariátrica – Clínica Dr. Giorgio Baretta

Diretor Técnico Médico Dr. Giorgio A. P. Baretta.
CRM: PR 18910
RQE 13897 e RQE 14294
Clínica Giorgio Baretta
Clínica Dr. Giorgio Baretta: (41) 3029-6655 | 3029-6653 | 3259-6655 | 99167-6677

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>