Gastroplastia por grampeamento (Fobi-Capella)

capella1

Com o constante avanço da medicina, cada vez mais os procedimentos para tratamento da obesidade estão sendo aprimorados. São diferentes formas de se realizar a cirurgia bariátrica, havendo sempre uma ideal para cada caso.

Entretanto, existe um procedimento que é hoje o mais realizado nos Estados Unidos e no Brasil, que é a gastroplastia por grampeamento, conhecida como, Fobi-Capella.

Cirurgia Capella: como é feita?

Fonte: hpfsurgical
Fonte: hpfsurgical

Esse procedimento é considerado misto, ou seja, além de ser restritivo ele é também disabsortivo.  Isso significa que ele une duas características das cirurgias bariátricas: a restritiva é a diminuição do estômago, e a disabsortiva é o desvio feito no intestino que restringe a absorção dos alimentos.

Nessa técnica, é feito um grampeamento do estômago, onde é criado um reservatório, diminuindo em grande proporção o tamanho do estômago. Este fica com aproximadamente 30 a 50 ml, isto é, o volume ingerido fica em torno de 10% se comparado ao período pré operatório. Esta é a parte restritiva do procedimento.

Ainda é feito um desvio do intestino delgado em torno de dois metros. Isso faz com que a mistura do alimento com os sucos digestivos sofra um atraso, evitando a completa absorção calórica. Já esta é a parte disabsortiva.

É importante deixar claro que o restante do estômago e do intestino não são retirados, eles somente não possuem mais contato com o alimento.

Vantagens e desvantagens do procedimento.

Fonte: circuloinformante
Fonte: circuloinformante

Assim como todo procedimento cirúrgico possui seus prós e contras, essa gastroplastia também tem suas vantagens e desvantagens. É impossível prever o que acontecerá, mas existem alguns sintomas que podem ocorrer com o paciente.

Vamos primeiro falar das vantagens da Capella:

  • Quando o paciente é comedido e segue as indicações médicas, a perda de peso é apropriada e duradoura;
  • Há uma melhora de 96% das doenças relacionadas à obesidade. Entre elas podemos destacar a hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia (problemas de colesterol e triglicerídios), entre outros problemas;
  • Um ano após a cirurgia, a média de perda de peso entre os pacientes é de 35% do seu peso ou até 77% do excesso de peso.

Já as desvantagens são:

  • Pode haver uma baixa absorção de ferro e cálcio por consequência do desvio feito no duodeno. Contudo, isso pode ser prevenido com suplementação certa e um acompanhamento médico;
  • É possível também desenvolver uma anemia devido à falta de vitamina B12. Isso pode ser regulado com injeções ou pílulas;
  • Desencadear uma úlcera ou fechamento da saída do novo estômago;
  • Pode ocorrer uma fístula, que é quando vaza o conteúdo do estômago ou do intestino para o abdômen ou para a pele;
  • Além da síndrome de “Dumping”, que é quando o paciente abusa na ingestão de alimentos ricos em açúcar.

 

Gastroplastia Capella em Curitiba

Contato: Hospital Sugisawa. Av. Iguaçu 1236, salas 112 e 113, Rebouças, Curitiba/PR.

Clinica Giorgio Baretta. Rua: Alameda Princesa Izabel 2559, Bigorrilho, Curitiba/PR.

Fone: (41) 3259-6655 | 7814-4780 | 7816-2929 | 3259-6762 | 3255-96735

DIRETOR TÉCNICO MÉDICO DR. GIORGIO A. P. BARETTA – CRM – PR 18910 – RQE 13897 e RQE 14294