Bariátrica melhora dores?

dor1

Que a cirurgia bariátrica proporciona diversas melhorias na saúde do paciente, isso já é de conhecimento de todos. Os procedimentos não agem somente no peso da pessoa, mas sim na saúde como um geral, atuando também em doenças relacionadas à obesidade.

E agora, para complementar todos os benefícios da bariátrica, um estudo avaliou que após três anos a realização da cirurgia, muitos pacientes apresentaram uma melhora na dor e na capacidade de caminhar.

As melhorias da bariátrica

Fonte: prevention
Fonte: prevention

O estudo realizado na Universidade de Pittsburgh descobriu que a bariátrica desenvolve melhorias clinicamente significativas em dores corporais, dor nas articulações específicas e diversas funções físicas. Segundo a Dra. Wendy King, autora principal do estudo, a caminha fica mais fácil após a cirurgia. Contudo, pode ser que alguns pacientes continuem sentindo dores.

Com acompanhamento de três anos, os pesquisadores chegaram ao número de que 50 a 70% dos pacientes apresentaram melhoras importantes nas dores corporais, funções físicas e velocidade de caminhada. Ainda, a maioria apresentava dores severas nos joelhos e quadris, os quais demonstraram melhorias nos sintomas indicativos da osteoartrite.

Sendo assim, o estudo visa identificar quais são os pacientes mais propensos a apresentarem essas melhorias, dessa forma, as descobertas podem auxiliar aos médicos identificar quais pacientes podem requerer intervenções adicionais.

Benefícios que a bariátrica oferece

dor3
Fonte: eothon

Esse estudo é mais uma prova dos benefícios que a bariátrica traz para a vida dos pacientes. Apesar de ser a principal função dessa cirurgia, a perda de peso acaba sendo apenas uma entre tantas melhorias que a cirurgia bariátrica pode proporcionar.

As alterações nas dores nas articulações ainda não é muito estudada quando o assunto é bariátrica, apesar de ser uma grande reclamação dos pacientes. Por isso, prestar atenção nesses fatores pode ser mais uma das grandes mudanças que os procedimentos oferecem.

 

Giorgio Baretta – Clínica e Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Bariátrica e Vídeo Cirurgia.

DIRETOR TÉCNICO MÉDICO DR. GIORGIO A. P. BARETTA – CRM – PR 18910 – RQE 13897 e RQE 14294

Um comentário sobre “Bariátrica melhora dores?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>